O professor desempenha papel central no
processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, sua formação e
constante aperfeiçoamento profissional para o exercício da atividade
docente são condições que contribuem para a garantia do direito à
aprendizagem. A pós-graduação constitui parte importante do processo de
formação do docente; nesses cursos, “os professores são expostos a
metodologias científicas, aprofundam seus conhecimentos, ampliam seu
olhar em relação à sala de aula e, consequentemente, tem maior propensão
a estimular o raciocínio científico em seus alunos” (Notas Técnicas PNE
2011-2020).
A análise do percentual de professores com
pós-graduação nos municípios reflete as desigualdades regionais
existentes no País, visíveis também nos indicadores educacionais. Os
três municípios de maior IDH do Brasil são, em ordem decrescente, São
Caetano do Sul (SP) (0,862), Águas de São Pedro (SP) (0,854) e
Florianópolis (SC) (0,847). Nos três, o percentual de professores com
pós-graduação em 2013 supera a média do País (de 30%), destacando-se a
capital catarinense, com 42,9%, seguido por São Caetano, com 32,6%, e
Águas de São Pedro, com 30,8%. O desempenho dos municípios no Ideb-Anos
Iniciais também está acima da média do País: 6,6 em São Caetano, 6,7 em
Águas de São Pedro e 5,6 em Florianópolis.
No outro extremo, os municípios de mais baixo IDH
do Brasil – Melgaço (PA) (0,418), Fernando Falcão (MA) (0,443) e Atalaia
do Norte (AM) (0,450) – apresentam percentuais de professores com
pós-graduação abaixo da média nacional: 10,9%, 11,8% e 12,8%,
respectivamente. Os resultados desses municípios no Ideb também são
baixos: Melgaço registrou nos anos iniciais do EF Ideb de 2,7, Fernando
Falcão, 3,2 e Atalaia do Norte, 3,8.
Os dados reforçam, portanto, as disparidades
regionais existentes no País visíveis nos indicadores sociais. No caso
da meta 16, que prevê elevação do percentual de professores com
pós-graduação, trata-se de medida importante para adequação da formação
docente e, consequentemente, para melhoria dos indicadores educacionais.
Os números mostram que para que a meta seja cumprida serão necessários
investimentos e especial atenção aos municípios mais pobres do País.
Por Cenpec em 26/09/2014
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