terça-feira, 16 de abril de 2013

A Zona Rural de Itaquara - Bahia


Zona rural de Itaquara é uma região que não integra o perímetro urbano, ou seja, é uma área do município não classificada como zona urbana ou zona de expansão urbana.

A zona rural é de fundamental importância para nossas vidas, pois nela são desenvolvidas as atividades agropecuárias, como o cultivo de vários alimentos (tomate, pimentão repolho, pepino, feijão, frutas, legumes, etc.)e a criação de animais (bois, vacas, porcos,  entre outros).

Outra característica econômica da zona rural do nosso município é o ecoturismo, também chamado de turismo rural. Essa é uma atividade realizada de forma consciente e ecologicamente correta, que segue os princípios elementares de desenvolvimento sustentável.

Muitas pessoas buscam sair da rotina estressante da zona urbana, e encontram na zona rural uma forma de descanso. Entre as atividades realizadas no campo estão: trilhas, cavalgadas, banhos em cachoeiras, futebol corridas de cavalos, etc.

A zona rural também tem as importantes funções de preservar a biodiversidade de um determinado local, garantir a qualidade da água e manter as terras podutivas. Nesse sentido, as Unidades de Conservação foram criadas com o intuito de preservar o patrimônio ambiental e cultural do país.


Texto ADAPTADO de Wagner de Cerqueira e Francisco


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário