quinta-feira, 28 de maio de 2015

3 dicas para que os clientes amem sua empresa

ímã; fidelização; atração (Foto: ThinkStock)
Empresas hospitaleiras são aquelas que cuidam dos seus clientes, buscando sempre realizar ações gentis e atenciosas. Quem quer ganhar destaque e prestigio no mercado precisa mostrar preocupação especial com as pessoas.
Em um mundo onde as empresas estão cada vez mais iguais, ser hospitaleiro é uma forma de melhorar positivamente a imagem da marca. Beatriz Cullen, diretora do Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial, listou algumas dicas para quem deseja dar um melhor tratamento aos seus clientes.
Mostre ao cliente que ele é especial
As pessoas gostam de ser lembradas e acabam criando um carinho especial por quem tem esse cuidado. Mandar cartas desejando um feliz aniversário ou bons votos em datas especiais ajuda a criar um laço entre a marca e os clientes.  Uma estratégia ainda melhor é ligar diretamente para a pessoa e assim estabelecer um diálogo mais “humano”.

Segundo Cullen, apesar de serem ações trabalhosas, os custos são baixos e as ações podem ser facilmente implementadas em qualquer empresa. “Coloque-se sempre no lugar da outra pessoa.
Pense como você gostaria de ser tratado e use esse pensamento nas suas estratégias”.
Entretanto, é preciso ter um cuidado redobrado para não parecer que você está tentando um contato falso e forçado. Mostre que a hospitalidade não é uma obrigação, mas sim parte da filosofia da sua empresa.

Responda rápido
Seja em redes sociais, e-mails ou telefone, seus clientes irão tentar se comunicar com sua empresa. As mensagens recebidas podem não ser somente críticas, mas também elogios. Em ambos os casos, as pessoas esperam uma resposta o mais breve possível.

Se você demora para responder, ou simplesmente deixa a mensagem esquecida, pode parecer que sua empresa tem total descaso com as pessoas. Esse é um tipo de atitude que cria uma imagem negativa, e pode provocar uma perda de clientes em longo prazo.
Seja atencioso com os seus funcionários
É fundamental que o cliente se sinta bem quanto está dentro da sua empresa. E isso pressupõe um atendimento bom e gentil. Mas você não pode exigir boas atitudes de seus funcionários se eles não são tratados de forma hospitaleira no ambiente de trabalho.

“Empresas menores que investem forte nos seus funcionários tem incríveis aumentos de hospitalidade”, afirma Cullen. Ambientes menores são mais propícios a darem um tratamento mais personalizado ao cliente, e essa pode ser uma estratégia interessante para quem ainda é um pequeno ou médio empreendedor.

Por Priscila Zuini com Gabriel Lellis - 07/05/2015

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