Educação, informações para professores, analfabetismo, taxa de escolaridade no Brasil,
Educação Básica,
Educação Infantil, LDB ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação), dados estatísticos, bibliografia
Educação Infantil, LDB ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação), dados estatísticos, bibliografia
Introdução
Atualmente,
considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento
de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce,
aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha
avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. A
escola (Ensino Fundamental e Médio) ou a universidade tornaram-se locais de grande importância para a ascensão
social e muitas famílias tem investido muito neste setor.
Quadro
da educação nacional
Pesquisas
na área educacional apontam que um terço dos brasileiros frequentam
diariamente a escola (professores e alunos). São mais de 2,5 milhões de
professores e 53 milhões de estudantes matriculados em todos os níveis de
ensino. Estes números apontam um crescimento no nível de escolaridade do povo
brasileiro, fator considerado importante para a melhoria do nível de
desenvolvimento de nosso país.
Uma
outra notícia importante na área educacional diz respeito ao índice de
analfabetismo. O Censo de 2010 (IBGE) mostra uma queda no índice de
analfabetismo em nosso país nos últimos dez anos (2000 a 2010). Em 2000, o
número de analfabetos correspondia a 13,63% da população (15 anos ou mais de
idade). Esse índice caiu
para 9,6% em 2010. Ou seja, um grande avanço, embora ainda haja muito a ser
feito para a erradicação do analfabetismo no Brasil. Outro dado
importante mostra que, em 2006, 97% das crianças de sete a quatorze anos
frequentavam a escola.
Esta
queda no índice de analfabetismo deve-se, principalmente, aos maiores
investimentos feitos em educação no Brasil nos últimos anos. Governos
municipais, estaduais e federais tem dedicado uma atenção especial a esta
área. Programas de bolsa educação tem tirado milhares de crianças do
trabalho infantil para ingressarem nos bancos escolares. Programas de Educação
de Jovens e Adultos (EJAs) também tem favorecido este avanço educacional. Tudo
isto, aliado a políticas de valorização dos professores, principalmente em
regiões carentes, tem resultado nos dados positivos.
Outro
dado importante é a queda no índice de repetência escolar, que tem diminuído
nos últimos anos. A repetência acaba tirando muitos jovens da escola, pois
estes desistem. Este quadro tem mudado com reformas no sistema de ensino, que
está valorizando cada vez mais o aluno e dando oportunidades de recuperação.
As classes de aceleração também estão dando resultados positivos neste
sentido.
A
LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), aprovada em 1996, trouxe um
grande avanço no sistema de educação de nosso país. Esta lei visa tornar a
escola um espaço de participação social, valorizando a democracia, o
respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão. A escola ganhou
vida e mais significado para os estudantes.
Outros
dados da educação brasileira:
-
Taxa
de abandono (2008): 4,8%
- Taxa de reprovação (2008): 12,1%
- Taxa de aprovação (2008): 83,1%
- Matrículas na Educação Básica (2009): 52.580.452
- População adulta com Ensino Fundamental concluído: 54,9% (2010)
- Crianças entre 5 e 6 anos que frequentam a escola: 91,1% (2010)
- Jovens entre 11 e 13 anos que frequentam a escola nas séries finais do Ensino Fundamental: 84,9% (2010)
- Jovens entre 15 e 17 anos com Ensino Fundamental completo: 57,2% (2010)
- Jovens entre 18 e 20 anos com Ensino Médio completo: 41% (2010)
- Taxa de reprovação (2008): 12,1%
- Taxa de aprovação (2008): 83,1%
- Matrículas na Educação Básica (2009): 52.580.452
- População adulta com Ensino Fundamental concluído: 54,9% (2010)
- Crianças entre 5 e 6 anos que frequentam a escola: 91,1% (2010)
- Jovens entre 11 e 13 anos que frequentam a escola nas séries finais do Ensino Fundamental: 84,9% (2010)
- Jovens entre 15 e 17 anos com Ensino Fundamental completo: 57,2% (2010)
- Jovens entre 18 e 20 anos com Ensino Médio completo: 41% (2010)
Fonte:
MEC/Inep/Pnud
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