quarta-feira, 12 de junho de 2013

Maquiavel e suas teorias


1 – Os empreendedores são aqueles que compreendem que há muita pouca diferença entre um obstáculo e uma oportunidade.

Existe um “mito urbano” que o caracter chinês para “crise” é composto pelos caracteres de “perigo” e de “oportunidade”. Não sei se é verdade ou não, mas de qualquer forma o que importa aqui é compreender que o sentimento para enfrentar qualquer crise deve ser o de que “quando as coisas ficam feias há que fazer o que for necessário”.
Não podemos evitar os problemas e os infortúnios, mas podemos sim transformá-los em oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Se o conseguirmos fazer como é que podemos sofrer com os problemas?

2 – Parar é a mesma coisa que morrer

Se temos a certeza de que o mundo está sempre em constante mudança, porque é que não tomamos nas nossas mãos o poder de mudar as coisas? Em vez de esperarmos que a mudança ocorra e depois irmos atrás, porque não fazer pequenas mudanças para sermos nós os líderes?
As pessoas com poderes e privilégios tendem sempre a adoptar uma postura de resistência à mudança, porque isso pode retirar-lhes algum do seu poder. E isto é verdade na natureza bem como nas empresas.
As pessoas de sucesso são aquelas que sabem reconhecer a necessidade de mudança e de a provocar, em vez de esperar para se adaptarem ao que os outros dizem.

3 – Nunca nada se conquistou sem correr riscos

Todos nós sentimos um certo medo em correr riscos. Ao sair da nossa zona de conforto, sentimo-nos quase sempre impreparados e com receio de que algo corra mal. Mas se não aceitarmos como um facto de que para termos sucesso o perigo e o risco estão sempre à espreita nunca conseguiremos produzir nada que seja reconhecido pelos outros.
Afinal, todos gostamos e valorizamos os heróis, e como diz o ditado “Dos fracos não lembra a História”

4 – Quanto mais areia escapar da ampulheta da nossa vida, com mais claridade iremos ver

Muitas pessoas sentem que a vida lhes passa ao lado, e que desperdiçam tempo inutilmente. E esta situação provoca ansiedade, mas se se entender que basta saber apreciar apenas alguns pequenos prazeres para termos consciência de que devemos aproveitar ao máximo o tempo que temos, e sendo produtivo em todas as actividades a que nos propomos, de certeza que conseguiremos obter melhores resultados do que se simplesmente nos deixarmos levar pelos acontecimentos.
Se imaginarem que estão a olhar para uma ampulheta, à medida que a areia vai descendo a visão do que está por detrás da ampulheta fica mais clara. Ou seja, a nossa experiência vai aumentando à medida que envelhecemos e assim aprendemos a ser mais objectivos nas escolhas que fazemos e que desejamos.
Há coisas que não se aprendem nos livros, que apenas a nossa experiência nos ensina e esses ensinamentos adquirem-se tentando e errando.

5 – O Homem sábio faz imediatamente aquilo que os outros fazem apenas no fim.

É excelente sabermos planear e cumprir com os nossos compromissos, mas se surge algo que deve ser feito imediatamente então é melhor fazê-lo do que deixar arrastar uma situação. Na maior parte das vezes as pessoas têm medo de tomar decisões rápidas e decisivas, ou porque receiam a confrontação ou porque acham que precisam de pensar melhor.

Uma tomada de decisão rápida é melhor do que deixar permanecer uma situação incómoda. Ou como eu costumo dizer muitas vezes “Vale mais a pena tomar uma decisão errada do que não tomar decisão nenhuma!”.

6 – Onde a vontade é grande não podem existir grandes dificuldades.
A História do mundo está recheada de pessoas que apesar de todas as dificuldades conseguiram ultrapassá-las graças, em grande parte, à sua força de vontade. Thomas Eddison, que foi expulso da escola, tornou-se um dos grandes inventores da vida moderna graças à sua tenacidade e vontade de lutar e de por em prática as suas ideias.
Enquanto tivermos vontade de lutar haveremos de conseguir encontra um caminho para vencer e ultrapassar as dificuldades que nos surgem. Afinal vencer crises e superá-las depende acima de tudo da nossa vontade de mudarmos e de melhorarmos o que nos rodeia.

7 – Quem deseja o sucesso tem que mudar a sua conduta de acordo com o tempo

Todos temos uma grande certeza, que é a incerteza. E sabemos que tudo muda, incluindo nós próprios e a forma como vemos e abordamos as coisas que nos rodeiam. Neste momento, não somos os mesmos que éramos há, por exemplo, 5 anos atrás. Aprendemos coisas novas, desenvolvemos novas competências, crescemos.
Muitas pessoas não conseguem ser assertivas o suficiente para perceber que não basta deixarem-se ir na corrente e seguir tudo o que os outros fazem, e assim são apenas vítimas das circunstâncias, já que não controlam as mudanças nas suas vidas.
As pessoas mais efectivas e assertivas respondem às mudanças de uma forma proactiva, e adequam-se de uma forma mais responsável através da auto-aprendizagem e do estudo de novas oportunidades.
Os tempos estão a mudar cada vez mais depressa, e para sobrevivermos temos que os saber acompanhar e adaptarmo-nos. Preparar, antecipar e saber viver com a mudança, ser proactivo e descobrir oportunidades onde os outros vêem dificuldades é o caminho para se ter sucesso em qualquer actividade. Saber viver em circunstâncias conturbadas e ainda assim manter o controlo das situações. Foi este o grande ensinamento de Maquiavel!
Recentemente, publiquei aqui no blogue um artigo sobre 6 Hábitos para aumentar o sucesso profissional e pessoal, que demonstra de uma forma prática a aplicação destes conselhos “maquiavélicos”, e que devem ler para ter uma ideia mais clara do que podemos e devemos fazer para conseguir mudar a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário