sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Você Sabia que O ENEM serve para obter o diploma do Ensino Médio?

O ENEM tem uma finalidade quase desconhecida pela maioria da população. 
Veja:
Como projeto e finalidade é excelente e tem muitas e variadas atribuições que o tornam único e relevante para o país e para os que dele precisam. 
O Enem serve para: 
1. AVALIAÇÃO
2. VESTIBULAR - SISU e Particulares
3. BOLSAS - PROUNI 
4. FINANCIAMENTO - FIES 
5. EXAME SUPLETIVO 
Essa última é a mais desconhecida das finalidades. 
 O ENEM serve como certificação para o Ensino Médio, como se fosse um exame supletivo. Basta que o aluno tenha 18 anos no dia da prova e obtenha os pontos necessários, que são 450 nas provas objetivas (eram 400 até 2011) e 500 na redação. Nos quatro últimos anos, mais de 2.000.000 candidatos fizeram o Enem com esse objetivo e cerca de 20 % passaram e já estão com seus diplomas do antigo segundo grau na mão. 
Nesse quesito, o Enem se assemelha ao GED americano, que permite que os alunos que abandonaram a high-school concluam fazendo essa prova.

Se por um motivo qualquer, o estudante abandonou os estudos no primeiro, segundo ou terceiro ano ou nem mesmo começou a cursar o Ensino Médio (antigo segundo grau) ele agora tem uma grande oportunidade de recuperar o tempo perdido. Estima-se em mais de 20.000.000 os brasileiros que completaram o ensino fundamental (primeiro grau), mas pararam a de estudar antes de completar o Ensino Médio. 

Essa ultima atribuição se insere no modelo de certificação de conhecimento, tão comum nas áreas de TI, qualidade, línguas e outras (até OAB), em que, não importa onde tenha aprendido, desde que comprove que tenha aquele nível de habilidades, competências e conhecimento.

Mesmo sendo a mais desconhecida das atribuições do ENEM, essa talvez seja a socialmente mais importante e de maior alcance para o país, pois permite a recuperação da evasão e abandono escolar dos últimos anos e dá novo alento àqueles que tinham parado.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

MEC nega vazamento de gabarito do Enem; boato começou no Twitter


O Ministério da Educação afirmou na tarde desta quarta-feira (23) que é "totalmente improcedente e falsa" a suposta lista com o gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que começou a circular na noite de terça-feira (22) pela internet. Veja abaixo a íntegra do comunicado divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela elaboração e aplicação doEnem:
É totalmente improcedente e falsa essa ilação. Trata-se de mais uma tentava de gerar um clima de insegurança, como ocorreu em outras oportunidades.

O sigilo do gabarito está totalmente preservado e só será divulgado após a realização do exame, conforme prevê o edital. O caso foi encaminhado para a Polícia Federal para averiguação, podendo o responsável ser enquadrado no artigo 311 A do Código Penal." A imagem de um gabarito contendo respostas para 45 questões de ciências humanas e 45 de ciências da natureza foi publicada em um perfil anônimo do Twitter por volta das 20h30 de terça. Segundo o perfil que as divulgou, as respostas seriam da prova de cor rosa do Enem.Os dados do documento, além de serem falsos, segundo o MEC, não correspondem às respostas da prova rosa do Enem 2012 e do Enem 2011, que estão disponíveis para consulta aberta no site do Inep. As respostas também não condizem com os gabaritos das provas das demais cores das duas últimas edições da prova do governo federal.

Suposto gabarito do Enem foi postado no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)    Site G1

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Confira os assuntos que foram notícia em 2013 e que podem ser cobrados no Enem

Quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 26 e 27 de outubro, é essencial acompanhar o noticiário e compreender os assuntos que fazem parte do cotidiano da população. Apesar de não ter uma parte apenas sobre atualidades, a prova do Enem costuma trazer, diluídas nas perguntas, questões ligadas ao dia a dia.
Confira as notícias que marcaram o ano de 2013:
Morte Hugo Chávez 

O presidente venezuelano Hugo Chávez morreu no dia 5 de março deste ano aos 58 anos. Visto como um dos mais polêmicos e importantes líderes da América Latina, ele morreu vítima de complicações de um câncer, encerrando sua permanência no poder da Venezuela após 14 anos.

Durante o seu governo, Chávez restringiu a participação de multinacionais na exploração de petróleo, fez a reforma agrária e também estatizou setores, como de meios de comunicações e energia elétrica.
No mês de abril, em votação apertada, o candidato chavista à presidência Nicolás Maduro venceu as eleições do país.
Tensão nas Coreias
Em março deste ano, a Coreia do Norte declarou que não estava mais vinculada ao armistício que encerrou os combates na Guerra da Coreia de 1950-53, assinado com os Estados Unidos e a China e ameaçou usar armas nucleares para atacar os territórios da Coreia do Sul e dos EUA .
Em outubro, Kim Jong-um voltou a ameaçar o vizinho e os Estados Unidos. Um porta-voz disse que suas Forças Armadas seriam colocadas em alerta máximo e estarão prontas para lançar operações.
Atentado Boston
Um ataque no dia 15 de abril perto da linha de chegada da Maratona de Boston , a mais famosa dos EUA, deixou três mortos e mais de 260 feridos.
Dzhokhar Tsarnaev , 20, foi preso e acusado de ser um dos autores do atentado. O irmão dele, Tamerlan, 26, foi morto em meio à perseguição da polícia em 19 de abril.
Tsarnaev declarou-se inocente das várias acusações pelo atentado de 15 de abril - incluindo em relação ao uso de uma arma de destruição em massa - e pode ser sentenciado à pena de morte se condenado.
Médicos estrangeiros
Em resposta às manifestações que tomaram as ruas do país em junho, a presidenteDilma Rousseff anunciou o chamado Pacto Nacional da Saúde , que envolve mais investimentos e o desolocamento de médicos para as periferias das grandes cidades e interior do país. O programa Mais Médicos, que prevê a contratação de estrangeiros, causou polêmica e virou alvo de protestos.
Na madrugada do dia 9 de outubro, a Câmara dos Deputados aprovou em votação simbólica , o texto principal da Medida Provisória (MP) 621, que cria o Programa Mais Médicos.
Protestos junho
Após o anúncio de que o preço da passagem do transporte público aumentaria,diversas manifestações tomaram conta do país . Em São Paulo, foram seis grandes manifestações (marcadas por tensão entre os populares e policiais militares e alto número de presos e feridos) e um ato de comemoração após Alckmin e Haddad anunciarem que o preço das passagens seria reduzido . No Rio de Janeiro, Eduardo Paes também anunciou a revogação do aumento das passagens do transporte público, assim como diversas cidades do país.
Mesmo com a decisão, as manifestações continuaram acontecendo nos municípios brasileiros, apesar de que com menos adeptos. Os manifestantes levaram para a rua vários outros motivos como corrupção, obras superfaturadas da Copa, PEC 237, saúde pública, entre outros.
Primavera Árabe (Síria)
A chamada Primavera Árabe é a onda de protestos e revoluções ocorridas no Oriente Médio e norte do continente africano , quando populares foram às ruas para tirar ditadores do poder.
As manifestações na Síria continuam e já são classificados como Guerra Civil pela comunidade internacional. Em agosto, a oposição denunciou mais de mil pessoas mortas, muitas delas civis, mulheres e crianças, em um massacre com uso de armas químicas em um subúrbio de Damasco , capital do país. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o número de mortos já passa de 100 mil .
Renúncia papa
O papa Bento 16 anunciou em fevereiro que iria renunciar ao seu cargo . O Vaticano destacou que nenhuma condição médica específica influenciou na decisão de Bento 16, mas nos últimos anos, a mobilidade do papa ficou bastante reduzida.
Bento 16, 85 anos, se tornou papa em 2005, após a morte de João Paulo 2º. Esse é o primeiro caso de renúncia no papado em quase 600 anos.
Para ocupar o seu lugar, foi escolhido o argentino Jorge Bergoglio, de 76 anos, que adotou o nome de Francisco . Ele é o primeiro papa latino-americano e das Américas.
Copa
A Copa do Mundo, que será realizada em 2014 no Brasil, também pode aparecer na prova. O fato do país ser a sede das competições vem causando preocupação.
O gasto excessivo do dinheiro público, os problemas no transporte público e na infraestrutura do Brasil e o atraso na entrega dos estádios foram criticados em diversas manifestações no país .
Espionagem
Apesar de ser um assunto recente, os casos de espionagem dos EUA contra a presidente Dilma Rousseff e a Petrobras vazaram  e tiveram grande destaque nos noticiários. Em nota, Dilma disse que “o monitoramento dos EUA visam atender interesses econômicos e estratégicos e não somente a segurança nacional e o combate ao terrorismo”.
Recentemente, em mensagens em uma rede social, Dilma voltou a cobrar explicações e mudanças de comportamento por parte dos norte-americanos e relembrou ter denunciado o caso na Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU) como uma violação dos direitos humanos e da soberania do País. 

Ditadura no Chile

No dia 11 de setembro deste ano, a população chilena lembrou os 40 anos da Ditadura Militar . Foi neste dia, de 1973, que o governo do chileno Salvador Allende foi derrubado por um golpe de Estado comandado pelo general Augusto Pinochet. Enquanto as tropas se aproximavam do palácio nacional, Allende não se rendeu e se matou com um tiro. Foi assim que teve início um período de 17 anos de violenta ditadura.

17 possíveis temas para a Redação do Enem 2013

Como todos sabem, as provas do Enem exigem dos seus candidatos conhecimento e informação do que anda acontecendo no Brasil e no mundo. Seja no tema da redação, ou mesmo nas questões, aquele que estiver atualizado sairá bem a frente dos demais.
Pensando nisso, tá aí uma  lista de atualidades imprescindível para todos que vão fazer a prova. Quem sabe o tema da redação do Enem 2013 não esteja logo abaixo?
1 – Redução da maioridade penal: Como todos sabem, a violência urbana é um dos maiores problemas do nosso país. Uma das medidas que vem sendo amplamente discutida nos últimos tempos é a redução da maioridade penal. E você é contra ou a favor?
2 – Importação de médicos: O Ministério da Saúde estuda a possibilidade de importar médicos de outros países. Essa tentativa, segundo o próprio ministro da saúde, visa amenizar a escassez desses profissionais nas regiões mais carentes. Em contrapartida, muitos protestos contra a possível medida já apareceram em diversos cantos do Brasil. Que tal estudar a polêmica um pouco mais a fundo?
3 – Morte de Hugo Chávez: Após mais de um ano e meio de luta contra o câncer, no dia 5 de março de 2013, faleceu Hugo Chávez. A repercussão e as consequências da morte do presidente da Venezuela não podem estar ausentes no repertório daqueles que vão prestar o Enem.
4 – MP dos portos: Você sabia que a Medida Provisória 595, que vai definir as formas de exploração dos portos e instalações portuárias do país, já sofreu mais de 150 modificações? Aliás, você sabe o que são os TUPs? Se você não entendeu muito bem do que estamos falando, é bom se atualizar desse polêmico assunto!
5 -Ameaça de ataque nuclear norte-coreano: Você não leu errado, não. A Coréia do Norte voltou a ameaçar a vizinha Coreia do Sul e os Estados Unidos de ataques com armas nucleares. Além de poder virar tema da redação, esse assunto tem tudo para aparecer em questões de geografia.
6 – Tragédia em Santa Maria: A morte de 242 jovens na boate Kiss foi amplamente noticiada na mídia nacional e internacional. Fatalidade ou negligência? É bom ir preparando seus argumentos caso os examinadores decidam lembrar, na hora da prova, de um dos episódios mais tristes da história do Brasil.
7 – Margaret Thatcher: A morte da mulher que foi primeira-ministra do Reino Unido durante mais de 10 anos pode aparecer tanto na redação quanto nas questões objetivas do Enem de 2013. Seria interessante conhecer um pouco mais da biografia da política que se tornou um dos maiores símbolos da Inglaterra, não acha?
8 – Atentado em Boston: No dia 15 de abril de 2013, duas bombas foram detonadas na Maratona de Boston matando três pessoas e ferindo mais de 170. Você sabe quem foi autor e quais os motivos levaram a esse ataque terrorista?
9 – Eutanásia: A prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlada e assistida por um especialista sempre é motivo de polêmica e controvérsia, pois representa atualmente uma complicada questão de bioética e biodireito. E aí, qual a sua opinião?
10 – A mulher do século XXI: Cada ano que passa a mulher vem ganhando mais espaço na nossa sociedade. Mas ainda existem diversos desafios e conquistas pela frente. Elas, em geral, continuam ganhando menos e sofrendo diversos preconceitos quanto à liberdade sexual. Um prato cheio para o tema da redação, não acha?
11 – Doação de órgãos: Outro assunto polêmico ligado à saúde. Questões religiosas, muitas vezes, indo ao encontro de curas e tratamentos médicos. Listas gigantescas de pacientes a espera de órgãos. A burocracia para se tornar, de fato, doador. Vários pontos justificariam esse assunto como tema de redação.
12 – Trabalho (leis e direitos): Muitos estudiosos afirmam que nossas leis trabalhistas são antigas, e, às vezes, inadequadas. Recentemente foi aprovada a PEC das domésticas. Pode ter certeza que vários pontos desse assunto você deve se atualizar para não ser pego de calça curta!
13 – Consumo de água: Várias pesquisas mostram que água potável é um bem que pode acabar.  Com isso, o consumo consciente e a racionalização do uso da água, mesmo no Brasil, são assuntos atuais e fundamentais em toda esfera global. Você sabia, por exemplo, que o maior consumidor de água é os EUA e seu principal aquífero (Ogallala), responsável por um quinto das terras irrigadas no país, vem sofrendo grandes baixas por causa da exploração humana?
14 – Obsolescência planejada: Você pode até não saber o que é, mas certamente já foi vítima dela! A obsolescência programada acontece quando há uma ação deliberada da empresa fabricante que força o cliente a adquirir um novo modelo do bem. É o caso dos aparelhos domésticos ou equipamentos eletrônicos. Não acha interessante ler um pouco sobre o assunto?
15 – Grandes eventos esportivos no Brasil: A confirmação da realização da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e Olimpíadas em 2016 foram apontados, por muitos, como assuntos favoritos para o tema da redação do ano passado (2012). Apesar da expectativa, não apareceram. Mas quem garante que esse ano não possam ser cobrados?
16 – Obesidade: A preocupação não é apenas com a estética. Muitas pessoas que estão com excesso de peso apresentam alterações nos níveis de colesterol, e, consequentemente, problemas cardíacos. Atualmente, a obesidade transformou-se num problema sério de saúde, numa epidemia que se alastra e já atinge parte expressiva da população, nas mais variadas faixas de idade. As causas são muitas, principalmente os hábitos alimentares baseados no fast food, salgadinhos e guloseimas, além de horas passadas em frente da televisão (sedentarismo).
17 – Consumismo infantil / publicidade para crianças: Vale a pena entender e estudar toda a problemática da publicidade de alimentos considerados não saudáveis, que correspondem a mais da metade das publicidades dirigidas às crianças brasileiras. Seus altos investimentos a fim de fidelizar o público infantil, fogem do controle social e causam diversos efeitos colaterais indesejáveis, como por exemplo, a obesidade infantil.
Esses são os principais assuntos  que podem aparecer como tema da redação do Enem 2013.

POR:  

Biografia de Martin Luther King


Martin Luther King nasceu em Atlanta (EUA), em 1929. Ainda jovem, aos 19 anos, foi ordenado pastor batista e algum tempo depois se formou como Teólogo, pelo Seminário Teológico de Crozer.
Para fazer uma pós-graduação, mudou-se para Boston, onde conheceu Coretta Scott, com quem se casou em 1953. No ano seguinte, King se tornou pastor da igreja batista de Montgomery, Alabama. 

Em 1955, aconteceu o incidente que levou a figura de King a ser conhecida como sinônimo de luta pelos direitos civis, conhecido como boicote aos ônibus de Montgomery. O boicote aconteceu por causa da prisão de uma negra que se recusou a ceder lugar no ônibus para uma passageira branca. Luther King, então, liderou o boicote aos ônibus de Montgomery, que durou um ano.

Como uma represália ao boicote, King teve sua casa bombardeada várias vezes e recebeu várias ameaças. Mas a Suprema Corte deu fim ao boicote, ao proibir qualquer tipo de discriminação racial.


Vitória de King e do pacifismo. 

Em 1957, Luther King ajudou a fundar a Conferência da Liderança Cristã no Sul (SCLC), organização de igrejas e sacerdotes negros, que consagra King seu líder. O objetivo da organização era acabar com as leis de segregação, usando apenas métodos pacíficos. 
Inspirado pelo método pacífico de Gandhi, Luther King viajou até a Índia para compreender melhor esses métodos e aprimorar suas manifestações. Contribuiu amplamente para o reconhecimento dos direitos civis dos negros no seu país, em protestos como a campanha a favor dos direitos civis em Birmingham, Alabama, em 1963; a realização do censo para aprovação dos votos dos negros; o fim da segregação racial e a melhoria da educação e de moradia para os negros nos estados do sul. 
Além disso, foi responsável por dirigir a histórica ”marcha” para Washington, em agosto de 1963. Foi nessa ocasião que fez o famoso discurso I have a dream (Tenho um sonho). E em 1964 recebeu o Prêmio Nobel da Paz. 
Ampliando suas preocupações, King se associou ao movimento contra a guerra do Vietnã e às lideranças brancas, em 1967. Recebeu muitas críticas das lideranças negras, que acreditavam que era preciso se preocupar com os problemas dentro de casa, primeiramente.
No ano seguinte, Luther King foi assassinado por um branco, fugitivo da cadeia. Seu assassino pegou a sentença de 99 anos de prisão.

Enem 2013 – Possíveis temas para a prova de Redação

Nada de História, Geografia, Equações, fórmulas químicas ou resoluções físicas. Quem quiser se dar bem na prova deredação do Enem 2013 precisará ler muitos jornais, sites de notícias e acompanhar os principais telejornais. Isso porque é muito provável que um dos temas da atualidade seja o alvo dos organizadores para que os alunosdiscorram durante os exames.
Assuntos como a construção da Usina de Belo Monte, Globalização, Direitos Humanos e Sustentabilidade são alguns candidatos a assuntos de uma das provas de maior exigência do Enem. No entanto, temas como a onda de protestos que tomou conta do Brasil nos últimos meses, o papel do país na Copa do Mundo de 2014 (evidentemente fora de campo) e a visita do Papa Francisco podem ocupar um lugar nessa lista.
A expectativa da organização é que os alunos saibam dissertar a respeito desses temas. Por isso, as recomendações são de muita atenção ao que de mais importante estiver acontecendo no país e no mundo e, principalmente, muita leitura.

A cada cigarro menos 11 minutos de vida


Calculam que fumar de maneira habitual encurta a esperança de vida em 6,5 anos
Valendo-se de estudos epidemiológicos, expertos do Reino Unido determinaram o real impacto sobre a saúde das pessoas.
Consumir um pacote de 10 unidades equivale a viver três horas e 40 minutos menos, enquanto que um cartão completo resta um dia e meio de vida do fumador.
Sempre tem se dito que o tabaco é nocivo para a saúde, que pode produzir câncer e que a longo prazo encurta a vida das pessoas. Um novo estudo realizado por um grupo de cientistas da Universidade de Bristol na Inglaterra, da mais precisão a estas advertências ao calcular que cada vez que um homem fuma um cigarro esta encurtando sua vida em 11 minutos. Como se fosse pouco, o estudo publicado pela revista cientifica British Medical Journal, afirma que os adictos ao tabaco diminuem em 6,5 anos sua esperança de vida por culpa dos cigarros.
De qualquer forma, este ultimo calculo rege unicamente para pessoas do sexo masculino que começaram a fumar aos 17 anos e não pararam até os 71.
O investigador inglês Richard Mitchell explica que estimaram que se um homem fuma como media 5.722 cigarros anuais a partir dos 17 anos de idade, e não deixa de faze-lo até os 71, haverá consumido um total de 311.688 cigarros em toda a sua vida.
Pesquisa dos dados
O doutor observou durante 4 décadas - começando em 1951 a mais de 34 mil médicos ingleses do sexo masculino. Todos eram maiores de 40 anos sendo alguns fumadores e outros não. Dentro dos resultados, Doll descobriu que a porcentagem de mortes de aqueles que fumavam era 3 vezes maior em homens entre 45 e 64 anos e o dobro para os que tinham entre 65 e 84 anos, em comparação com os não fumantes. É que os efeitos nocivos do tabaco vão além do câncer de pulmão. Os fumadores habituais tem mais possibilidades de apresentar sintomas de deterioro intelectual, como perda de memória, linguagem e capacidade de aprendizagem. Além disto triplica as possibilidades de dano cerebral e um fator de risco para as doenças cardiovasculares, entre outros numerosos males.
Jogos Matemáticos
Entenda o caminho seguido pelos investigadores ingleses para chegar a estabelecer que cada cigarro resta, em media, 11 minutos de vida a uma pessoa.
Primeiro calcularam que os 6,5 anos de diminui a expectativa de vida equivalem a 2.374 dias ou 56.976 horas ou a 3.418.560 minutos. Logo determinaram que o consumo de 5.772 cigarros ao ano multiplicado por 54 anos desde os 17 até os 71 dão como resultado 311.688 cigarros ao longo de toda a vida. Finalmente dividiram os 3.418.560 minutos perdidos pelos 311.688 cigarros fumados. Esta operação entrega a cifra de que perdem 11 minutos de vida por cada cigarro consumido.


Site: Curiosidade



Por que padre não pode casar?



No começo os padres não se casavam por escolha própria, pois preferiam aplicar todo seu tempo e energia em atividades religiosas como pregação e oração, seguindo o exemplo de Jesus Cristo.

No entanto, em 1139, ao término do Concílio de Latrão, o matrimônio foi oficialmente proibido aos membros da Igreja. A decisão apoiou-se em passagens bíblicas que evocavam o celibato como em "É bom para o homem abster-se da mulher"  (trecho primeira carta aos Coríntios).
Outros interesses, porém, motivaram essa decisão. Na Idade Média (do século 5 ao 15), a Igreja Católica, no auge do seu poder, acumulou muitas riquezas, sobretudo em terras. Temendo perder bens para os herdeiros dos membros do clero, o conselho optou por impedir que esses herdeiros existissem, instituindo o celibato entre os padres.
Essa medida causou a primeira crise dentro da Igreja Católica, que terminou com a Reforma Protestante de Martinho Lutero. Por isso, apesar da matriz católica, a prática protestante permite o casamento entre pastores.
Depois da Reforma Protestante, a Igreja Católica reafirmou a necessidade do celibato, definindo no Concílio de Trento, em 1563, que quem o rompesse seria expulso do clero. A determinação se manteve até 1965, quando o papa Paulo VI permitiu que padres se casassem e continuassem frequentando a Igreja, desde que abdicassem da função de padre.

Site Curiosidades


Motivos para você nunca mais tomar refrigerante

A essa altura dos acontecimentos, com certeza você está cansado de saber que refrigerante faz muito mal. Sem nenhum valor alimentício, essa água açucarada engorda, leva à obesidade, câncer e diabetes, além de outros vários males que não recebem muita atenção nas discussões sobre saúde, mas que mostramos neste artigo, esperando levar você para os sucos naturais, chás e outras bebidas saudáveis. Veja a seguir:
ENVELHECIMENTO ACELERADO
Tanto faz normal, dietlight  ou zero, não importa, TODOS os refrigerantes contêm fosfato, ou ácido fosfórico, uma substância que dá à bebida o seu sabor típico e aumenta o tempo de vida dela. Em excesso ele pode levar a problemas cardíacos e renais, perda muscular e osteoporose. Mais do que isso, um estudo provou que provoca o envelhecimento precoce e acelerado.
A pesquisa demonstrou que os níveis de fosfato fizeram com que ratos de laboratório morressem cinco semanas mais cedo do que outros cuja alimentação tinha níveis normais da substância.
PODE CAUSAR CÂNCER
O Centro de Ciências para o Interesse Público solicitou à Administração de Alimentos e Drogas americana que proibisse o corante artificial caramelo usado na fabricação da Coca-Cola, Pepsi e outros refrigerantes marrons. A razão foi que dois contaminantes na coloração, 2-metilimidazole e 4-metilimidazol, causaram câncer em animais. De acordo com uma lista de 65 produtos químicos sabidamente causadores de câncer, bastam 16 microgramas de 4-metilimidazol ao dia, por pessoa, para representar uma ameaça de câncer. E atenção: qualquer refrigerante (normal, diet, zero) contêm 200 microgramas por 570 ml.
APODRECE OS DENTES E PROVOCA PROBLEMAS NEUROLÓGICOS
Dentistas norteamericanos deram o nome de um refrigerante para uma doença que eles observam em enorme quantidade de crianças que o bebem – “Boca Mountain Dew”. As crianças acabam com a boca cheia de cáries causadas por níveis de açúcar em excesso. Além disso, um ingrediente chamado óleo vegetal bromado, usado pelos fabricantes para evitar que o aroma separe-se da bebida, é um produto químico usado como retardador de chamas em plásticos.  O produto químico tem sido conhecido por causar distúrbios de memória e perda nervosa quando consumido em grandes quantidades.
LATAS TÓXICAS
Mas não é somente o refrigerante em si que causa problemas. As latas de alumínio onde eles são acondicionados são revestidas com uma resina chamadabisfenol (BPA), usada para impedir os ácidos do refrigerante de reagirem com o metal. A BPA prejudica os hormônios e tem sido associada a tudo, desde a infertilidade e a obesidade até a algumas formas de câncer. E, enquanto a Pepsi e a Coca-Cola estão envolvidas numa guerra para ver qual delas será a primeira a criar uma garrafa de plástico 100% baseada em plantas que elas anunciam como “sem BPA”, nenhuma empresa se mostra disposta a retirar a substância das latas de alumínio.

Suar emagrece? Mito ou verdade?


Durante uma atividade física todo mundo pensa que a transpiração é sinal de perda de peso. Será que isso é realmente verdade?
Transpirar durante a atividade física não significa necessariamente que você está emagrecendo. É certo que alguns atletas forçam a transpiração em saunas para perderem peso nos dias que antecedem uma competição, mas isso não funciona para os praticantes de atividades físicas diárias.
Na verdade, o suor transmite uma falsa sensação de emagrecimento. A transpiração acontece por causa da intensidade do exercício físico, por causa da temperatura e do tipo de ambiente em que o esporte é praticado.
É importante que as pessoas compreendam que emagrecer não significa perder água, mas sim perder gordura corporal. Assim, a afirmação de que suar emagrece é um mito!
Suar não emagrece, então não pense em praticar atividades físicas  em dias de calor intenso para forçar uma transpiração intensa. Isso só vai resultar em problemas para a sua saúde.
Uma dica é praticar exercícios físicos antes das 10h da manhã e depois das 17h para evitar o calor excessivo e prevenir a desidratação.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Curiosidades sobre o café


1) Descoberta do café

Acredita-se que o café foi descoberto no século 9, quando um pastor de cabras percebeu que os seus animais ficaram mais excitados, após terem comido algumas bagas vermelhas de uma árvore. Este pastor levou os frutos a um santo muçulmano que as conseguiu transformar em bebida, o café dos dias hoje.
 2) Origem da palavra café
A palavra “café” vem do árabe “qahwah”, que está relacionada com a palavra vinho. A palavra turca para o café, kahve, é derivada da palavra árabe e está relacionada com a palavra café.  Outros estudiosos acreditam que a palavra é de Kaffa, região da Etiópia onde se acredita que o café tenha sido originado.
 3) Primeira casa de café
A primeira loja a comercializar o café como bebida foi inaugurada em 1475, em Constantinopla (na recente Istambul).
 4) Consumo de café mundial
Em todo o mundo são consumidas mais de 500 biliões de chávenas de café por ano, sendo a bebida mais popular de sempre. É também a mais negociada mundialmente!
 5) 30% da água é usada em café
Na América do Norte, 30% da água da torneira é utilizada para preparar chávenas de café!
 6) Café é saudável para o cérebro e nervos
Uma pesquisa realizada demonstrou que o café pode diminuir o declínio cognitivo e ainda doenças neurodegenerativas. Os Turcos até chamam às suas lojas de café de “escolas para sábios”!
 7) O café é benéfico para várias doenças
Vários estudos mostraram que o consumo moderado de café reduz substancialmente o risco de Doença de Alzheimer, Parkinson, cirrose no fígado, gota, doenças cardíacas e ainda a diabetes tipo 2.

grãos de café
 8) Café contra a depressão
Um estudo realizado em 2011, demonstrou que as mulheres que consomem até 3 chávenas de café por dia, tinham 15% menos probabilidades de sofrer de depressão, por um período de 10 anos, relativamente a outras que apenas bebiam uma chávena de café por semana.
 9) Café contra o câncro da próstata
Estudos mostraram que os homens que bebem seis ou mais chávenas de café diárias diminuem o risco de desenvolver câncro da próstata em 20%!
 10) O café contém antioxidantes
Várias pesquisas constataram que o café contém antioxidantes, que ajudam a prevenir os radicais livre das células que nos são prejudiciais. Uma porção de mirtilos, framboesas ou laranjas têm a mesma quantidade de antioxidantes que 250 ml de café!

Bebidas energéticas


Bebidas energéticas, geralmente, possuem em sua composição, além de carboidratos:
- Taurina: é um aminoácido que participa de funções fisiológicas importantes, como a excreção rápida de produtos tóxicos no organismo. Não se conhece bem os efeitos de seu consumo sobre nossa saúde em longo prazo.
- Glucoronolactona: é um carboidrato que possui função desintoxicante e auxilia na metabolização de substâncias.
- Cafeína: acelera a cognição, diminuindo a fadiga e aumentando o estado de vigília.
- Inositol: esse isômero da glicose previne o acúmulo de gordura no fígado e melhora a comunicação cerebral, a memória e a inteligência.
- Vitaminas: as principais encontradas nos energéticos são a niacina, B6, B12, riboflavina e ácido pantotênico. Sua presença está relacionada à reposição das doses recomendadas.
A união desses componentes resulta em uma bebida agradável ao paladar e que proporciona energia e ausência de sono para diversas atividades: desde horas extras de estudo à maior disposição para curtir uma festa. Uma única latinha é capaz de garantir esses efeitos por até três horas, dependendo do organismo da pessoa. Assim, não é difícil compreender o porquê de seu consumo, entre 2006 e 2010, ter aumentado mais de 300%, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (ABIR).
Apesar desses efeitos, os energéticos devem ser consumidos esporadicamente e com moderação, já que mascaram a fadiga do indivíduo, provocam insônia e podem aumentar significantemente a frequência cardíaca. Além disso, níveis muito elevados de cafeína podem desencadear em crises epilépticas, derrame cerebral e até mesmo morte. A bebida também é capaz de acelerar a perda de cálcio e magnésio pelo organismo, resultando em câimbras e, em longo prazo, osteoporose; e tem alto poder de provocar dependência, o que pode vir a ser um problema significativo.
Ingeridas ou misturadas juntamente com bebidas alcoólicas, essas bebidas podem provocar a desidratação, já que a cafeína e o álcool são substâncias diuréticas. Essa mistura também pode intensificar os efeitos do álcool, mas mascarando seu estado de embriaguez, já que a pessoa se sente bem menos sonolenta do que usualmente aconteceria. Isso permite com que a pessoa não tenha dificuldade em beber muito além da conta, criando uma maior tendência a comportamentos de risco.
Considerando o exposto, fica a dica: nunca consuma mais de duas latinhas de energético em um mesmo dia e evite misturar essa bebida com as alcoólicas. Caso o faça, defina anteriormente, e de forma sensata, a quantidade máxima dessas substâncias que irá tomar, e cumpra esse compromisso, ingerindo bastante água nos intervalos. Nesta situação, não dirija!
Mulheres grávidas jamais devem usar energéticos, já que tal ato pode provocar aborto espontâneo ou nascimento de bebê de baixo peso.
Curiosidade:
As bebidas energéticas não cumprem o mesmo objetivo que as bebidas esportivas, também chamadas de isotônicos. Estas bebidas à base de água, sais minerais e carboidratos têm a função de repor líquidos, eletrólitos e carboidratos que costumam ser perdidos, principalmente, através do suor, durante atividades físicas intensas, como corridas competitivas.
 
Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Brasil Escola

CATEGORIA CURIOSIDADE: Quais foram as últimas datas do fim do mundo?



O mundo esteve prestes a acabar muitas vezes ao longo dos últimos anos. Felizmente, ainda estamos aqui para poder ler sobre as mais famosas profecias do fim do mundo.
1- Há muitos anos a imprensa já divulgava as previsões do apocalipse. Em 1840, o norte-americano William Miller começou a dizer que o mundo ia acabar e Cristo voltaria. Ele contou que o homem poderia esperar grandes incêndios entre 21 de Março de 1843 e 21 de Março de 1844.

Nesse caso, as previsões não se concretizaram, mas o epsódio acabou dando origem à Igreja Adventista do Sétimo Dia.

2 - Mais recentemente, em 1910, o cometa Halley foi apontado como sendo o protagonista do fim do mundo.
Em 1881, um astrônomo descobriu que a cauda dos cometas têm um gás mortal, chamado de cianogênio. Depois disso, alguém notou que a Terra passaria próxima à cauda do cometa Halley em 1910. Isso foi o que bastou para que as pessoas entrassem em crise, dizendo que todos morreriam envenenadas pelo gás tóxico.

O que aconteceu, no fim das contas, foi uma explicação de cientistas dizendo que não havia motivos para temer a passagem do cometa.
3 - Já em maio de 1980, o fundador da Coalizão Cristã, Pat Robertson, afirmou em rede de televisão que o fim do mundo aconteceria em 1982. Também nesse caso, nada aconteceu!


4 - Em 1997, foi a vez do cometa Hale-Bopp estabelecer o pânico na Terra. Rumores de que uma nave alienígena estava seguindo o cometa até à Terra foram divulgados no mundo todo.

As pessoas diziam que a nave estava sendo escondida pela Nasa. A história levou à criação de uma seita chamada “Heaven’s Gate”, que acreditava que o mundo acabaria. No dia 26 de março de 1997, 39 membros do grupo foram levados a um rancho no meio do deserto para cometer suicídio. Essas pessoas acreditavam que suas almas seriam levadas pelos alienígenas. Um triste fim para uma mentira.

5 – Em 1999, as previsões de Michel Nostredame, conhecido como Nostradamus, que diziam que no sétimo mês do ano 1999 viria do céu o grande rei do terror, também criaram um certo desespero. Muitos devotos de Nustradamus acreditaram que o mundo realmente iria acabar.

6 – Em janeiro de 2000, na chamada virada do milênio, as pessoas também foram tomadas por uma insegurança. A previsão também dizia que, nesse primeiro dia de janeiro, muitos computadores não conseguiriam funcionar por não verem a diferença entre o ano 2000 e o ano de 1900.

Informações de que blecautes e um holocausto nuclear iriam acontecer tomaram conta do mundo. A venda de armas cresceu nesse período e muitas pessoas se preparam para os problemas que estavam por vir. Felizmente, mais uma vez, a profecia não aconteceu e o ano novo começou normalmente.

7 – Em 2008, o pastor da Igreja de Deus, Ronald Weinland, começou a pregar o fim do mundo, levando centenas de milhares de pessoas a morte a partir de 2006. O pastor afirmava que a existência humana viveria um período de trevas e que os Estados Unidos sofreriam um sério colapso. Mais uma vez, nada aconteceu!

8 - Em 21 de dezembro de 2012 estava programado o fim do mundo, data essa que marcava o fim do calendário Maia. A Teoria Maia era que eventos terríveis, como a colisão de meteoros e planetas com a Terra, aconteceriam neste ano.
9 - A última data do fim do mundo foi em 16 de janeiro de 2013. Segundo o geofísico Joseph Jankowski,a rotação do planeta estava desacelerando rapidamente e de acordo com os cálculos do cientista, o mundo iria parar nessa data desencadeando uma séria de catástrofes mundiais.